Em 1980 foi lançado um novo carro da Volkswagen, um carro com formas e linhas quadradas e com o mesmo motor de 47 cv do fusca, esse carro era o Gol.
Esse carro veio para substituir o Fusca que já estava sem modernidade.
Estreou com carburador de corpo simples e arrefecido a ar. Depois em 1981 foi lançada a versão com motor 1600, então a VW retirou a Brasília de linha em 1982, e foi nesse ano de 1982 que surgiu o Gol Copa. Em 1984 surgiu a versão BX.
Então a VW decidiu criar uma versão esportiva do Gol, e denominou essa versão de Gol GT, essa nova versão veio com o motor 1.8 de 99cv do Santana, ele vinha com grade na cor do veículo e faróis auxiliares.

No ano 1988 ocorreu uma grande revolução, o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica foi lançado, seu nome era VW Gol GTi, o Gol agora vinha com o motor AP 2000 (2.0).
No primeiro ano de vendas o Gol GTi vinha apenas na cor Azul Mônaco, Apenas em 1990 o carro ganhou novas cores.
Em 1991 a linha Gol sofreu uma pequena mudança, a grade ficou mais estreita e os faróis também, e a cor Azul Mônaco passou a se chamar Azul Astral.
No final de 1994 o Gol ganhou uma nova geração chamada de AB9 (conhecido como Bolinha) agora ele vinha com linhas arredondadas ,o GTS saiu de linha, e o GTi passou a ser GTI com o ''I'' maiúsculo. O motor melhorou, passou a ser um 2.0 de 145,5 cv.
Depois a VW lançou a Parati GTI e o Gol G3 GTI com motores 16 válvulas alemaõ.
O Gol GTi saiu de linha em 2000, mas ficou no coração de muitos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário