sábado, 5 de setembro de 2015

História do Gol Quadrado GTi

 Carros que fizeram história : Gol Quadrado GTi




Em 1980 foi lançado um novo carro da Volkswagen, um carro com formas e linhas quadradas e com o mesmo motor de 47 cv do fusca, esse carro era o Gol.
Esse carro veio para substituir o Fusca que já estava sem modernidade.
Estreou com carburador de corpo simples e arrefecido a ar. Depois em 1981 foi lançada a versão com motor 1600, então a VW retirou a Brasília de linha em 1982, e foi nesse ano de 1982 que surgiu o Gol Copa. Em 1984 surgiu a versão BX.
 Então a VW decidiu criar uma versão esportiva do Gol, e denominou essa versão de Gol GT, essa nova versão veio com o motor 1.8 de 99cv do Santana, ele vinha com grade na cor do veículo e faróis auxiliares.



Em 1987 o gol se torna o líder de mercado, então a VW mudou o visual e o nome do Gol GT que passou a se chamar GTS. O Gol agora vinha com faróis de neblina e faróis de milha, passou a vir com aerofólio, frisos mais largos, mas o motor continuou o mesmo 1.8 AP do Santana.

No ano 1988 ocorreu uma grande revolução, o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica foi lançado, seu nome era VW Gol GTi, o Gol agora vinha com o motor AP 2000 (2.0).
No primeiro ano de vendas o Gol GTi vinha apenas na cor Azul Mônaco, Apenas em 1990 o carro ganhou novas cores.
Em 1991 a linha Gol sofreu uma pequena mudança, a grade ficou mais estreita e os faróis também, e a cor Azul Mônaco passou a se chamar Azul Astral.



No final de 1994 o Gol ganhou uma nova geração chamada de AB9 (conhecido como Bolinha) agora ele vinha com linhas arredondadas ,o GTS saiu de linha, e o GTi passou a ser GTI com o ''I'' maiúsculo. O motor melhorou, passou a ser um 2.0 de 145,5 cv.



Depois a VW lançou a Parati GTI e o Gol G3 GTI com motores 16 válvulas alemaõ.

O Gol GTi saiu de linha em 2000, mas ficou no coração de muitos brasileiros.














Nenhum comentário:

Postar um comentário